
Ao pé da letra, podemos traduzir como Esqui Alpino. Este é um esporte dos Jogos Olímpicos de Inverno desde 1936. Este é um esporte radical antiguíssimo e sua história registra treinamentos militares usando esqui em 1760. Já foi considerado meio de transporte durante o século 18. Este esporte se torna radical quando se alia a técnica inclinação versus velocidade. FIS World Cup e Jogos Mundiais de Inverno são categorias que abrigam os melhores esquiadores do mundo. De um modo geral, o esqui competitivo é dividido em duas modalidades sendo:
Corridas: que abrangem slalom, slalom gigante, slalom super gigante, combinada e em declive.
Esqui de estilo livre: incorporando eventos como magnatas, antenas, halfpipes e skicross.
Para fechar sobre o Esqui Alpino (Alpine Skiing), segundo dados do site Ski Resort, existem aproximadamente 60 mil quilômetros de pistas de esqui em todo mundo e as estações somam mais de 23 mil teleféricos em quase 5.500 estações.
A mais avaliada pista é a da Kitzbühel na Áustria. A Les Trois Vallées, na França, é maior área esquiável do mundo e oferece mais de 600 km de pistas. A maior altitude fica na China, num lugar chamado Shanzidou (Montanha de Neve Dragão de Jade) e registra picos de até 4.700 metros de altura. Esse é o esqui alpino.